Cinquenta e uma pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio que destruiu uma boate na madrugada de sábado (15) para domingo (16) na Macedônia do Norte. O incêndio aconteceu na boate ‘Pulse’, na cidade de Kocani, onde mais de 1.000 fãs, a maioria jovens, acompanhavam uma apresentação da dupla de hip-hop DNK, muito popular no país. As autoridades suspeitam que, durante a madrugada, um espetáculo pirotécnico pode ter provocado o incêndio devastador, que envolveu a multidão em uma fumaça espessa.
O ministro Toskovski disse que as chamas provavelmente foram provocadas pelo uso de artefatos pirotécnicos, “utilizados para o efeito de luz no show”. “No momento de ativar os chamados borrifadores, as faíscas atingiram o teto, que continha material inflamável. Em seguida, em um espaço de tempo muito curto, o fogo se propagou por toda a boate, criando uma fumaça espessa”, descreveu Toskovski. Helicópteros transportaram alguns feridos para os hospitais da capital, Skopje.
Vídeos publicados nas redes sociais e filmados antes do incêndio permitem observar algumas luzes que pareciam fogos de artifício usados durante shows. Outros vídeos publicados pela imprensa local mostram a entrada do edifício tomada pelas chamas.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes
Foto: EFE/EPA/GEORGI LICOVSKI