Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 00:43

Imagens de satélite mostram 30% dos edifícios de Gaza destruídos

Ataques aéreos, bombardeios e demolições arrasaram bairros inteiros, incluindo grande parte da infraestrutura civil

Imagens de satélite analisadas pelo Centro de Satélites das Nações Unidas mostram que 30% dos edifícios da Faixa de Gaza foram destruídos ou danificados pela recente ofensiva de Israel no enclave palestino densamente povoado.

Lançada em resposta aos ataques de militantes do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, a investida israelense matou mais de 27.000 palestinos, segundo autoridades de saúde do território administrado pelo Hamas.

Ataques aéreos, bombardeios e demolições arrasaram bairros inteiros, incluindo grande parte da infraestrutura civil.

“No total, um número impressionante de 69.147 estruturas, equivalente a aproximadamente 30% do total de estruturas da Faixa de Gaza, foi afetado”, informou o Centro de Satélites das Nações Unidas, Unosat.

O Unosat disse que 22.131 estruturas no enclave foram avaliadas como destruídas, outras 14.066 como severamente danificadas e 32.950 identificadas com danos moderados.

A Unosat usou imagens de satélite de 6 e 7 de janeiro, comparadas com seis outros conjuntos de imagens, algumas anteriores à ofensiva israelense.

A Unosat disse que as regiões da Cidade de Gaza e de Khan Younis sofreram o aumento mais significativo de danos desde a análise anterior.

As duas áreas registraram 10.280 e 11.894 novas estruturas danificadas, respectivamente, em comparação com a análise de imagens de 26 de novembro.

A análise da Unosat também mostrou que cerca de 93.800 unidades habitacionais foram danificadas na Faixa de Gaza.

Cerca de 1.200 pessoas foram mortas no ataque do Hamas a Israel que desencadeou a ofensiva.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)