A acreana Maria Eliete Farias da Cruz, de 73 anos, que se formou no ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em julho deste ano, iniciou um curso de informática avançado e pretende entrar na faculdade de artes cênicas.
Nascida em Rio Branco, Eliete contou que após casar, parou os estudos, mas sentia vontade de voltar para a sala de aula e, em 2024, se formou no ensino médio por meio do Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Eu não vou parar por aí, não. Eu ainda pretendo fazer faculdade. Eu vou fazer Artes Cênicas”, disse ao ContilNet em julho.
Ela está fazendo um curso no Senac e, apesar da dificuldade com o sistema de computador, segue determinada a concluir o nível básico e avançar para o curso superior.
“Eu tentei, mas vi que primeiro precisava de um curso básico de informática antes de ir para a faculdade. Estou há um mês fazendo, sinto dificuldade, mas sei que vai melhorar e depois clarear mais, mas é bem difícil esse começo, porque o computador é diferente demais do celular”, disse à Agência de Notícias do Acre.
Inspiração
Eliete é mãe de seis filhos e afirma que a sensação de ter se formado é indescritível. A formanda contou que todos os dias pegava o ônibus para ir para aula e se sentia muito acolhida no CEJA.
Eliete também deixa um recado aos jovens. “Os jovens que não querem estudar. Vamos jovens! Ainda dá tempo. Bola pra frente”, completou em julho.
Foto: Daniel Cruz