Autoridades da Alemanha estão investigando um homem de 61 anos que teria tomado ao menos 87 doses de vacinas contra a Covid-19 nos últimos meses. Segundo a imprensa local, em algumas ocasiões, ele chegou a tomar três injeções em um único dia.
Não se trata de um cidadão superpreocupado com saúde, mas um possível integrante de um esquema de venda de certificados de vacinação, de acordo com a empresa estatal de notícias Deutsche Welle.
As idas dele aos centros de imunização eram frequentes nos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt, no leste do país, até que um dia um funcionário de um desses lugares desconfiou de já tê-lo visto por lá algumas vezes.
Ele avisou a polícia e, quando o indivíduo retornou para receber mais uma dose, acabou detido para interrogatório.
Não está claro como o idoso conseguiu burlar o sistema de controle de vacinações, mas a imprensa alemã fala em brechas que permitiram tal tipo de fraude.
Agora, as investigações vão tentar descobrir quem eram os possíveis clientes do homem e o total de vacinas que ele tomou, já que há indícios de que o número seja ainda maior do que 87.
Acredita-se que os compradores de passaporte de vacinação sejam pessoas antivacina, mas que não querem sofrer restrições por não ter o documento.
O estado da Saxônia, segundo a Deutsche Welle, tem apenas 64,5% da população totalmente vacinada, patamar inferior à média nacional, que é de 75%.