Uma ocorrência atendida pela Polícia Militar em Rio Branco resultou na morte de Antônio Bezerra Rodrigues, de 35 anos, nessa terça-feira (19). Em nota, a Polícia Militar informou que uma guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica, em que a vítima, mãe do autor havia relatado que o filho chegou em casa alterado psicologicamente, provavelmente sob o efeito de drogas, em posse de arma de fogo, e lhe ameaçando de morte, chegando a colocar a arma em sua cabeça.
“Ao chegarem no local os policiais foram informados de que o autor das ameaças estava em um cômodo nos fundos da casa e que em seu nome havia um mandado de prisão a ser cumprido por tentativa de homicídio. Os militares seguiram para o local indicado, momento em que foram surpreendidos pelo indivíduo com a arma em punho, a qual foi apontada em direção ao comandante da equipe policial. Neste momento, para repelir a injusta agressão, foram efetuados disparos de arma de fogo”, diz a nota da corporação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o homem chegou a ser levado para o pronto-socorro da capital, onde morreu.
“A PM-AC lamenta o falecimento do autor, que ocorreu posteriormente, e esclarece que o uso de força letal pela instituição é uma medida de exceção. Ressalta ainda que, nas ações policiais em que há letalidade, medidas de polícia judiciária militar são adotadas de imediato, como o acompanhamento pelo oficial superior de serviço no dia do fato e, posteriormente, pela Corregedoria-Geral da corporação, além de outros órgãos de fiscalização externa.”