O encontro foi enriquecido com uma palestra da advogada Joane Lopes, abordando educação digital e crimes cibernéticos, prosseguido por Lucinaira Carvalho, vice-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Acre (Ascontac), a qual elucidou sobre o papel do Conselho Tutelar e da Rede de Atendimento.
A gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, prestigiou a cerimônia e acrescentou: “A temática de crianças e adolescentes é muito valorosa para mim e para o governo Gladson Cameli”. Ela continua: “Levando em consideração o trabalho feito pela rede, eu me empenhei em equipar 13 dos 25 conselhos tutelares do Acre, para que possam continuar atendendo nossas crianças da melhor maneira possível”.
Ana Paula relembra quando atuou como secretária municipal de Assitência Social de Cruzeiro do Sul, onde trabalhou na implementação do primeiro Conselho Tutelar do município, além de viabilizar a estruturação do Lar Novo Dia, atualmente conhecido como Lar Ester, o primeiro serviço de atendimento institucional da região.
A coordenadora da SEASDHM no Vale do Juruá, Milca Oliveira, enalteceu os profissionais: “Os conselheiros tutelares realizam um trabalho de extrema importância. Vocês são os olhos das autoridades, os ouvidos da sociedade e a boca das crianças”.
Com o conhecimento na prática, tendo trabalhado anteriormente como conselheira tutelar, ela aponta que os direitos das crianças e adolescentes são violados com mais frequência nos municípios mais distantes e diz: “É importante a valorização e capacitação dos nossos profissionais. Encontros como esse são especiais para o fortalecimento da nossa rede”.
A solenidade contou com a presença de conselheiros tutelares dos municípios de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O encontro estadual será promovido em Rio Branco, no período de 16 a 19 de agosto.