O goleiro Gabriel Vasconcelos, do Coritiba, fez duras críticas a mudança de regra que limita a movimentação do defensor antes de uma cobrança de pênalti. Ele viveu essa situação durante a cobrança do atacante Gabigol, na derrota para o Flamengo por 3 a 0, no domingo, pela estreia do Brasileirão.
– A orientação é que não podia me movimentar. Não pode fazer mais nada. Daqui a pouco vão engessar o goleiro e falar para o cara bater. Ali é uma disputa do atacante com o goleiro. São regras que vão engessando o futebol – disse o goleiro, em zona mista.
O que diz a nova regra
- Regra anterior: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada.”
- Nova regra: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”
Gabriel Vasconcelos tem se destacado no quesito com a camisa Alviverde. Ele havia defendido todas as cobranças pelo Coxa, contra Cuiabá e Fortaleza, além de uma defesa em penalidade diante do Criciúma. O primeiro gol sofrido, durante os 90 minutos, foi no Maracanã.