Ana Cleide Cruz de Souza, de 39 anos, faleceu na maternidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, nesta terça-feira, 20. Ela estava internada há seis dias devido a dores intensas e tinha uma gestação de 30 semanas.
De acordo com sua irmã, Andressa, Ana Cleide apresentou sintomas graves, como unhas e pés roxos, mas o médico informou que estava tudo bem. “Pedimos dipirona devido a fortes dores, mas não deram”, relatou a irmã.
Após sua morte, foi observado um sangramento intenso pelo nariz na funerária.
Nota de Esclarecimento
O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá lamenta profundamente o falecimento da gestante de 30 semanas atendida na unidade e se solidariza com a família neste momento de dor. A paciente deu entrada na maternidade com ruptura prematura da bolsa e um quadro grave de infecção, estando em uma gestação de prematuridade extrema, com 30 semanas. Desde o primeiro atendimento, foram adotadas todas as medidas cabíveis para preservar a vida da mãe e do bebê, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Com a evolução do quadro clínico e o surgimento de febre, houve indicação para interrupção da gestação. Devido ao alto risco de infecção, a equipe médica optou pela indução do parto normal, sendo a cesariana contraindicada. Reafirmamos que todos os cuidados foram prestados de acordo com as melhores práticas médicas e os protocolos vigentes.
Iglê Monte
Diretora do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá