novo desafio de fumar cotonete está circulando pelo TikTok. Os relatos ficaram popularizados na Europa, e rapidamente já chegou no Brasil. A moda de “fumar cotonete” está popular entre crianças e adolescentes, preocupando pais e também especialistas, que alertam os perigos à saúde provocados pela queima dos materiais que compõem o cotonete. Nos vídeos publicados no TikTok, os jovens aparecem acendendo o cotonete, assim que fica aceso, eles inalam a fumaça provocada pela queima do algodão (que fica nas pontas) e do plástico da haste flexível, “sugando” com a boca a outra parte da haste flexível.
“A QUEIMA DO COTONETE VAI LIBERAR SUBSTÂNCIAS QUE SÃO TÓXICAS PARA O PULMÃO E PARA A SAÚDE”, ALERTA CLÁUDIO LUIZ FERRAZ, PNEUMOLOGISTA
A exposição a longo prazo pode aumentar o risco de câncer, alerta especialistas. O algodão possui fibras orgânicas que quando passam pelo processo de queima liberam substâncias tóxicas que causam inflamação e irritação. Os riscos não são apenas esses, o próprio plástico traz substâncias tóxicas causadoras de câncer. O uso a longo prazo, é prejudicial, porque essas substâncias não são eliminadas pelo organismo.
Desenvolvendo problemas mais graves, como a Bissinose
Bissinose é uma doença que surge por meio da inalação forçada do linho, cânhamo e o algodão. Considerada rara, ocorre quase exclusivamente em pessoas que trabalham com algodão não processado. Os sintomas da Bissinose normalmente são parecidos com ao da asma e incluem aperto no peito e tosse.
Alguns dos sintomas que podem aparecer em casos mais graves.
- Febre
- Dores musculares e articulares
- Tremores
- Fadiga
- Tosse seca
Os sintomas da bissinose geralmente desaparecem quando você não está mais exposto à poeira. No entanto, o pulmão pode ser permanentemente prejudicado se a exposição for contínua. A melhor recomendação que os especialistas estão dando é: não fume cotonete.