Na última quinta-feira, 15 de agosto, durante a tradicional procissão de Nossa Senhora da Glória, na região do Juruá, os municípios vizinhos à Cruzeiro do Sul enfrentaram uma situação crítica de falta de comunicação. Por pelo menos oito horas seguidas, a região ficou sem sinal de telefone e internet, impactando tanto a população quanto os profissionais de comunicação que tentavam transmitir ao vivo a festa religiosa, considerada a segunda maior da Região Norte.
Na realidade, todos tiveram prejuízo, como é o caso de motoristas de aplicativo, mototaxistas, taxistas, vendedores de alimentação e artesanato durante o novenário, uma vez que não havia sinal para comunicação e para realização de Pix.
A interrupção no serviço ocorreu por volta das 14 h, devido ao rompimento na fibra ótica da Vital, principal provedora de internet na região. Quando a equipe técnica estava no processo de reparo, um novo incidente complicou ainda mais a situação. Populares atearam fogo nas proximidades da rede elétrica, em mais de 500 metros de vegetação, entre a comunidade do Gregório e o município de Tarauacá, e as chamas danificaram os fios, prolongando ainda mais a falta de internet.
Essa não é a primeira vez que Cruzeiro do Sul e cidades vizinhas enfrentam longos períodos de isolamento digital. A ausência de um sinal estável e constante de internet e telefone tem sido uma preocupação recorrente na região, especialmente em momentos críticos como o da Procissão da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Glória e também durante a Expoacre Juruá, que atrai um grande numero de pessoas e requer cobertura em tempo real. Para se ter uma ideia, só na procissão desta quinta-feira, 15 de agosto, mais de 40 mil pessoas participaram.
Especialistas apontam que uma solução definitiva para evitar esse tipo de problema seria a instalação dos fios de comunicação nas torres do sistema de energia elétrica (linhão) que foram instaladas na BR-364 até Cruzeiro do Sul-AC, já que são altas, e poderão reduzir a vulnerabilidade da rede quanto a incidentes como queimadas e outros imprevistos.