Paulo Roberto Amorim da Silva, mais conhecido com Paulinho Calafate, é o criminoso mais procurado do Acre. Líder da facção Comando Vermelho (CV), ele foi solto nesta quinta-feira (26), após um alvará de soltura expedido pela justiça do Espírito Santo, e preso novamente após algumas horas.
O fato é que, após ter conhecimento da soltura, o Serviço de Inteligência da Polícia Penal e a Polícia Civil do Estado do Acre informaram a justiça do Espírito Santo que havia um outro mandado de prisão em aberto contra o condenado, que teve que se entregar à polícia novamente.
Silva foi levado à sede da Polícia Penal pelo próprio advogado.
A Polícia Civil confirmou que ele “foi conduzido pela Polícia Penal à Delegacia Regional de Vitória, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão que constava em seu desfavor. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional”.
Na primeira vez em que foi preso, Paulinho estava escondido em Vila Velha, por pelo menos três meses. Suas condenações passam por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo a banco, constrangimento ilegal e resistência.
Também era conhecido por atuar como ligação entre a facção carioca no Rio de Janeiro e a região Norte do país.
No Acre, foi condenado há alguns anos de prisão e, após cumprir pena, recebeu direito de saída temporária com uso de tornozeleira eletrônica, mas rompeu o dispositivo e fugiu.