Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 18:38

Ex aluno visita professora Gisalda Mariano em Cruzeiro do Sul: “Foi a pessoa que me incentivou e me colocou no magistério”

Dona Gisalda Mariano, ou simplesmente a Professora Gisalda, como é chamada, é um patrimônio vivo da educação do Estado do Acre, com atuação há algumas décadas no município de Cruzeiro do Sul, onde além de Diretora da Escola Governador Hugo Carneiro, também ocupou diversos cargos no âmbito da educação.

Tendo sido aluno da unidade de ensino na década de 70, mais precisamente de 72 a 78, o professor Antônio Ferreira Gomes, atualmente Mestre de Cerimônia da Secretaria de Estado de Educação do Acre, visitou D Gisalda na tarde desta quarta-feira, 27, em sua residência em Cruzeiro do Sul. Um lugar mágico, onde a natureza se faz presente, através da sua arte de cultivar plantas. Antônio não esquece suas raízes e diz que se renova ao rever sua antiga diretora, que com autoridade, conduziu milhares de pessoas ao conhecimento junto com sua equipe.

“Visitar a dona Gisalda foi algo gratificante, pois essa senhora foi minha primeira diretora, também foi a pessoa que me incentivou e me colocou no magistério, ao me convidar para lecionar no antigo Telecurso 2000, nos idos dos anos 1986”, afirmou o professor Antonio Gomes, que está visitando Cruzeiro do Sul.

Foto: reprodução

Assim como o professor Antonio e muitos outros profissionais que tiveram a honra de conviver com dona Gisalda – em suas caminhadas estudantis e profissionais – guardam as melhores lembranças dessa senhora: mulher educada, dedicada à sua vocação de educadora, que deixou sua marca do compromisso pelos diversos lugares que passou.

O mais interessante de tudo isso é constatar que apesar da idade que tem, 91 anos, é uma pessoa lúcida, com raciocínio lógico extraordinário e memória refinada.

Detalhe, disse o professor Antônio: “Ela nos deu uma rápida lição, a mim e ao meu irmão Chico Gatão, de como ler algo, nesse caso específico, a Bíblia: leitura, reflexão do que foi lido, releitura e internalização para assim, passar ao parágrafo seguinte. Um excelente exemplo de educadora com quem tive o privilégio de conviver”, conclui.