Com o objetivo de tornar mais céleres e seguras as operações aeromédicas no Vale do Juruá, o governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que pertence à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ofertou nesta quarta-feira, 23, em Cruzeiro do Sul, uma capacitação às equipes do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência (Samu), unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

As equipes conheceram noções de operações aéreas, além de orientações técnicas de como proceder de forma coordenada com o Ciopaer, de modo que o transporte de pacientes e demais membros da tripulação sejam feitos com total segurança.
Bases teóricas como a distância adequada para estacionar a ambulância em relação à aeronave durante resgate de pacientes, a proibição do uso de material pontiagudo durante a operação, os cuidados com o uso de celulares durante o voo, o breafing de passageiros, o check list dos equipamentos usados para o atendimento às vítimas, além do peso adequado para voo tranquilo do Harpia 03, entre outros, foram disseminadas por meio de teoria e aprofundadas em momento de prática, que foi realizado numa base aérea, localizada na BR-307, zona de mata do município.
“Como foi informado, o Ciopaer passa a atuar de forma ininterrupta no Juruá, prestando diversos serviços, entre eles, o resgate aeromédico de ribeirinhos e populações indígenas que habitam em regiões isoladas. Em função disso, estamos promovendo esse treinamento, cuja meta é elevar a segurança das operações, pois sabemos que cada minuto importa para salvar vidas, e a locomoção por meio dessa aeronave nos possibilita ofertar serviços de excelente qualidade à população”, ratificou o capitão PM e piloto Eduardo Rogério de Tomasio.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores das ambulâncias participaram da qualificação. “É um momento muito importante para o Samu local, pois nos habilita realizar um atendimento de mais qualidade aos pacientes”, reforça Matheus Cameli, gerente administrativo do Samu em Cruzeiro do Sul.
Conhecimento produz aperfeiçoamento
Os olhos e ouvidos da enfermeira Cliciane da Silva estavam atentos a cada detalhe que era discutido ao longo do treinamento, pois a profissional de saúde entende que para cuidar da vida humana, um bem valioso para famílias, é preciso sempre se atualizar, porque o conhecimento gera aperfeiçoamento.

Para a enfermeira, o momento marca pelo entrosamento que propiciará entre as equipes. “É um momento de suma importância para todos do Samu. A partir de hoje, iremos para as missões com maior segurança das nossas funções e passaremos a atuar com mais facilidade”, declarou.
Harpia 03
Operante na região desde 7 de abril, o helicóptero Hárpia 03 se tornou instrumento essencial no cumprimento da missão do governo acreano de salvar vidas, sobretudo as de acreanos que habitam em regiões de difícil acesso.

Seu modelo esquilo AS 350 B2, com capacidade máxima para seis tripulantes, permite percorrer grandes distâncias num curto período de tempo, reduzindo o tempo de resgate de pacientes na região onde habitam quase 200 mil acreanos.
Um investimento vital, pois, além de colocar a vida humana em primeiro plano, devolve à população do Juruá a certeza do Estado presente quando a necessidade bater à porta.
Agência de Notícias do Acre