A cada dia que passa a situação do rio Iaco, em Sena Madureira, se torna mais preocupante. Nesta segunda-feira (16) a régua amanheceu medindo somente 34 centímetros, considerado pela Defesa Civil Municipal o menor índice de sua história.
Por enquanto, as consequências atingem principalmente que mora nas comunidades do Iaco, sendo colocações e seringais. Os ribeirinhos enfrentam muitas dificuldades de navegação e precisam recorrer aos ramais para chegar até a zona urbana e comprar seus mantimentos.
De acordo com Carlos Davila, representante da Defesa Civil, todos os dias é feito esse monitoramento e os dados são envaidos para os demais setores competentes. “Em 2005, vivemos uma das maiores secas da história de Sena Madureira. Contudo, a seca deste ano já superou a de 2005. É muito preocupante”, frisou.
Com relação ao abastecimento de água potável, por enquanto, a Saneacre vem mantendo de forma regular. Porém, a água que é produzida teve uma redução. Antes, eram tratados 90 litros por segundo e, agora, caiu para 70.