Os moradores de Manoel Urbano não precisam mais se deslocar a outra cidade para realizar serviços nas áreas de habilitação, veículos e multas. É que nesta quarta-feira, 30, o governador Gladson Cameli inaugurou a 16ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no município.
A abertura da unidade do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) foi possível e é fruto de uma parceria entre governo e a Prefeitura de Manoel Urbano. A iniciativa proporciona dignidade e inclusão, já que os moradores terão economia considerável no acesso aos serviços da autarquia.
“O povo de Manoel Urbano sempre reivindicou que o Estado estivesse mais presente na vida das pessoas daqui. A partir de hoje, nós vamos colocar aqui um serviço de qualidade e cumprir com o trabalho social que o Detran já vem fazendo, como o CNH Social e os capacetes para os mototaxistas. Esses são compromissos das gestões do Detran e do Estado”, disse o governador Gladson Cameli.
O produtor rural Valdir Souza, contemplado pelo Programa CNH Social para mudança de categoria D recebeu sua nova carteira de habilitação e agora pode dirigir veículos tipo ônibus ou caminhão. O jovem de 26 anos disse que, a partir de agora, pode buscar melhorias para sua vida e de sua família.
“Eu pretendo buscar empregos e outras oportunidades a partir dessa CNH. Vivo com meus pais na colônia e por lá dirijo caminhão quando aparece. Quero casar, e essa carteira pode ser a oportunidade que eu precisava no campo profissional”, ressaltou Valdir.
Nos últimos anos, o governo, por meio do Detran, trabalhou para facilitar o acesso dos moradores das cidades mais distantes aos serviços públicos, implantando postos de atendimento do órgão em Capixaba, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Manoel Urbano, a segunda cidade da regional a receber uma Ciretran.
Os próximos a serem contemplados serão os moradores de Santa Rosa, assim como do Jordão, onde o departamento está acertando os último detalhes para o funcionamento de mais duas representações.
“O Detran chega aqui com serviços, sejam eles de habilitação ou veículos. Economia de tempo e dinheiro, pois as pessoas agora deixarão de se deslocar até sena Madureira, por exemplo, para renovar uma habilitação. Temos feito um trabalho de interiorização, chegando às cidades onde nunca se pensou instalar uma unidade nossa. Nos próximos dias vamos inaugurar mais duas representações”, afirmou a titular do Detran, Taynara Martins.
Coletes e isenção de impostos aos mototaxistas
Durante seu discurso, o governador anunciou aos mototaxistas que a partir do próximo ano os profissionais serão isentados do pagamento do imposto referente ao Licenciamento Anual de suas motocicletas.
O Detran também está realizando processo licitatório para adquirir coletes de identificação. O equipamento será entregue aos mototaxistas da capital e do interior.
Investimentos na Saúde
Durante a visita a Manoel Urbano, o chefe do Executivo estadual também anunciou investimentos na Saúde. Gladson Cameli assinou ordem de serviço para reforma da Unidade Mista de Manoel Urbano, no valor de R$ 450 mil.
Os trabalhos se iniciam nos próximos dias na unidade, que é referência no município e, a partir da reforma, passará a realizar serviços de maior complexidade, evitando que os moradores precisem se deslocar à Sena Madureira, por exemplo.
O que disseram
“O Detran tem um projeto de expandir seus serviços e atender bem a população. O Departamento de Trânsito do Acre tem servido de exemplo a outros estados do Brasil pelo trabalho que tem feito”.
Gerlen Diniz, deputado federal.
“Esse é um trabalho conjunto, resultado da união de forças do Parlamento e do Executivo acreanos. Instalar o Detran em Manoel Urbano é mais uma garantia de direito para estes brasileiros”.
Tanísio Sá, deputado estadual.
“Ter o Detran em nossa cidade foi uma luta incansável dos nossos deputados e da nossa prefeitura junto ao governo do Estado. Estar aqui hoje é celebrar esse momento de felicidade e gratidão”.
Raimundo Toscano, prefeito de Manoel Urbano.
Por Agência de Notícias do Acre