Cruzeiro do Sul, Acre 28 de maio de 2025 20:19

Eduardo Velloso preside Sessão Solene na Câmara dos Deputados que vai discutir luta contra o glaucoma

Nesta terça-feira (27), às 12h de Brasília (14h no horário do Acre), o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados sediará uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O evento, fruto de um requerimento do deputado federal Eduardo Velloso em parceria com o Conselho Federal de Oftalmologia (CBO), recebeu o apoio de outros deputados federais. A sessão visa ampliar o debate sobre prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento da doença, segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Médico oftalmologista e tendo como principal bandeira na Casa Legislativa o combate à cegueira, Velloso presidirá a sessão, que terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo canal oficial da Câmara no YouTube. O parlamentar reforçará a urgência de políticas públicas para enfrentar o glaucoma, especialmente na Região Norte, onde os desafios de acesso a serviços oftalmológicos ainda são muitos. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) de 2021 apontam que a região tem apenas 1 oftalmologista por 20 mil habitantes, menos da metade da média nacional, que é de 1 oftalmologista para cada 9.914 habitantes. Além disso, estima-se que 3% da população acima de 40 anos na Amazônia Legal conviva com a doença sem diagnóstico.

“O glaucoma não avisa. Muitos pacientes só percebem os sintomas quando já perderam parte da visão. Quero usar esta sessão para conscientizar outros parlamentares e o governo federal por investimentos em campanhas de prevenção e infraestrutura médica, especialmente nas áreas mais remotas”, afirma Velloso, que atua no Congresso com foco na saúde e no combate à cegueira.

No Brasil, o glaucoma afeta 2,5 milhões de pessoas, de acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), e cerca de 80% dos casos poderiam ser evitados com detecção precoce. A sessão contará com a participação de médicos e especialistas da área, que debaterão estratégias para reduzir os índices de cegueira causados pelo glaucoma no país.

Serviço

Data: 27 de maio de 2024
Horário: 12h (Brasília) / 10h (Acre)
Local: Plenário Ulysses Guimarães (Câmara dos Deputados)
Transmissão: YouTube da Câmara e TV Câmara