Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 16:46

Do início na fraldinha ao currículo multicampeão: taekwondista do AC sonha com Olimpíadas

O taekwondista acreano Bryan Azevedo, 13 anos, convocado para o Campeonato Pan-Americano, no México, foi o convidado do Resenha Aquiry #21, que foi ao ar no Jornal do Acre 1ª edição desta segunda-feira (15).

Bryan Azevedo iniciou no taekwondo aos dois anos de idade  — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

Bryan Azevedo iniciou no taekwondo aos dois anos de idade — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

Apesar da pouca idade, Bryan Azevedo soma 11 anos de carreira. Ele começou na modalidade ainda quando usava chupeta, aos dois anos de idade. A iniciação foi na categoria fraldinha.

O mestre Levy Azevedo é pai e treinador de Brayn Azevedo. Levy Azevedo tem uma longa carreira na modalidade e atualmente é presidente da Liga Acreana de Taekwondo.

Byan Azevedo durante exame de faixa  — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

Byan Azevedo durante exame de faixa — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

– Eu comecei no taekwondo com dois anos de idade, peguei minha faixa amarela, fui seguindo os caminhos do meu pai, que é meu mestre hoje. Tive o incentivo do meu pai, da minha família, meus amigos também. Fui indo, dando orgulho para o meu pai – afirma.

Desde então, Bryan Azevedo foi se desenvolvendo dentro da modalidade e alcançando conquistas expressivas, como participação na seleção brasileiro de taekwondo, e títulos de Pan-Americano, Brasileiro e Copa Norte, por exemplo. Ao todo, ele tem no currículo mais de 100 medalhas.

Bryan Azevedo, taekwondista acreano — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

Bryan Azevedo, taekwondista acreano — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

Mesmo com tantas conquistas, Bryan Azevedo quer conquistar mais uma medalha nos próximos anos: a olímpica. O esforço dentro do tatame tem como principal objetivo chegar aos Jogos Olímpicos.

– As Olímpiadas são o sonho de qualquer lutador, chegar nela. Desde o começo da minha carreira, eu sempre sonho, me vejo lá nas Olimpíadas. Então, esse foi o foco. Em 2028, se Deus quiser, vamos estar lá – destaca.

Bryan Azevedo, taekwondista acreano — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Bryan Azevedo, taekwondista acreano — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

No Resenha Aquiry #21, Bryan Azevedo falou ainda sobre os momentos marcantes na carreira, a relação com o pai e mestre Levy Azevedo, o aprendizado adquirido nas lutas e a preparação para o Pan-Americano, entre os dias 24 e 28 de julho, no México.