Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 03:20

Detento é encontrado morto dentro de presídio em Tarauacá. Familiares alegam espancamento

O reeducando José Silva Fernandes, 34 anos, foi encontrado morto dentro da Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá.

José Silva foi encontrado já sem vida, dentro da cela, na madrugada de quinta-feira. Familiares procuraram a redação do site Juruá24horas para relatar o caso. Um primo da vítima disse que a família pede respostas, já o preso tinha bom comportamento.

Ainda segundo o primo, foram repassadas a mãe do detento poucas informações. A família que mora em uma comunidade rural ao longo da BR-364, a 100 km de Tarauacá, foi surpreendida com a chegada do corpo.

Parentes de Fernandes alegam que o apenado estava com muitos hematomas por todo o corpo, inclusive na região do tórax e rosto. “Não deram informação de nada. Só disseram que ele foi encontrado morto dentro da cela. A gente não sabe se ele foi espancado pelos colegas de cela ou pelos policiais Penais. Queremos uma resposta”, disse o primo que não quis se identificar.

Foto: Reprodução

O site Juruá24horas entrou em contato com, Claudecir Souza, diretor Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá, que confirmou o suicídio. Segundo o diretor o detento estava sozinho em uma cela quando foi encontrado morto. José Silva teria utilizado uma toalha para cometer o suicídio.

“A equipe estava conduzindo um outro preso para o médico quando se deparou com a situação. A equipe presenciou na cela o preso já morto. Acionamos o SAMU, mas como ele já estava morto a equipe não foi até local. Preservamos a cena, a polícia civil foi acionada, os peritos estiveram no local e fizeram todo o trabalho pericial. O ministério público também se fez presente e acompanhou todo o procedimento. Por conta dos fatos rechaçamos qualquer possibilidade de agressão”, disse o diretor, Claudecir Souza.