O superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), engenheiro Ricardo Augusto, participa, nesta quarta-feira (7), de uma audiência pública com deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). A convocação foi feita pelo deputado André Vale. Araújo disse que, na oportunidade, vai defender a reconstrução total da BR-364 de Rio Branco até o Vale do Juruá.
De acordo com o DNIT, a reconstrução da BR é possível a partir de um plano baseado em estudos topográficos e que conta com a vontade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esses devem ser os eixos centrais dos debates entre Ricardo Araújo e os deputados estaduais.
A audiência pública proposta pelo deputado estadual André Vale deveria ter ocorrido no último dia (28), mas havia sido adiada a pedido dos próprios parlamentares, em função dos aniversários de municípios do interior do Estado. Os políticos querem informações sobre as razões pelas quais o estado de conservação da BR-364 não sai do noticiário. Querem, especialmente, informações sobre a conservação da pavimentação e das pontes ao longo do percurso até Cruzeiro do Sul.
Ricardo Araújo apresentará aos deputados relatórios e projetos desde a abertura da rodovia, na década de 1970. De acordo com sua assessoria, o superintendente dirá, entre outras coisas, que a BR-364 corta uma extensa bacia hidrográfica e que o solo, composto de tabatinga e permanentemente úmido pelas águas dos igarapés, já não suporta apenas operações de tapa-buracos, mas também falará que, apesar da falta de investimentos por quase 4 anos e mais o atraso na liberação orçamentária no atual exercício, o DNIT tem recebido apoio do Governo Federal e solidariedade das empresas ganhadoras de licitações para as obras, algumas das quais trabalham mesmo sem receber.

Ex-vereador em Rio Branco e herdeiro político do primeiro governador constitucional do Acre, o falecido José Augusto de Araújo – cassado pela ditadura militar em 8 de maio de 1964 – e da ex-deputada federal Maria Lúcia, Ricardo Araújo é engenheiro, foi dirigente do CREA-AC (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e é reconhecido pela defesa da Engenharia Pública e pela defesa de que a BR-364 é uma “Rodovia Social”. Para ele, “antes de ser uma via de predominante interesse econômico às populações usuárias dela”.
A audiência pública terá início às 9h30, horário regimental da Assembleia Legislativa.