Cruzeiro do Sul, Acre 14 de maio de 2025 21:29

Deputado Clodoaldo Rodrigues destaca Lei de sua autoria que reconhece a Fibromialgia como deficiência

No Dia Internacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, 12 de maio, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues destacou a Lei de sua autoria que reconhece a fibromialgia como deficiência. A lei, que foi promulgada pelo governador Gladson Cameli e publicada no Diário Oficial do Estado do Acre em outubro de 2023, estabelece que pessoas diagnosticadas com fibromialgia e neurofibromatose serão consideradas possuidoras de impedimentos de longo prazo de natureza física.

Essa conquista é resultado do Projeto de Lei nº 95/2023, de autoria do deputado Clodoaldo Rodrigues, e visa garantir mais direitos, visibilidade e respeito às pessoas que convivem com essa condição. “Essa é uma causa que sempre defendemos com seriedade e compromisso”, destacou o deputado.

A lei é um importante passo para a inclusão e proteção dos direitos das pessoas com fibromialgia e neurofibromatose no Estado do Acre, e demonstra o compromisso do deputado Clodoaldo Rodrigues com a causa.

Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome clínica que causa dores em todo o corpo, principalmente na musculatura. Além de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com a doença é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. A cada dez pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Neurofibromatose
A neurofibromatose, também conhecida como doença de Von Recklinghausen, é um conjunto de doenças genéticas que afetam, mais especificamente, a pele e o sistema neurológico, mas também podem apresentar outros sintomas.

A condição se origina de mutações genéticas que resultam em sintomas imprevisíveis, mas que nem sempre são graves, ainda não há tratamento específico para a doença. No entanto, o médico especialista poderá realizar a retirada dos neurofibromas, que apresentem crescimento rápido, ou tratar lesões inestéticas.