Cruzeiro do Sul, interior do Acre, tem tido um aumento significativo nos focos de queimadas nesse período de estiagem. Diversas ocorrências foram registradas em menos de 30 dias.
O corpo de bombeiros, entre os dias 26/06/2024 e 16/07/2024, através da operação guardiões do bioma em andamento, realizou 57 ações preventivas aos incêndios em vegetação, por meio de palestras em escolas, rondas em locais vulneráveis e até mesmo em abordagens em caráter educativo na região e nos municípios vizinhos. Esta ação visa reduzir esses números que, com o avanço da estiagem, só tendem a aumentar.
Do 1º semestre até o dia 16 de julho, as ocorrências de incêndio florestal têm tido um avanço significativo nos números, conforme mostra o gráfico.
“Apenas no mês de junho ao dia 16 de julho, tivemos um aumento de 206% das ocorrências de incêndio florestal”, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros.
A ação mobiliza os militares ao combate à incêndios florestais. “Estamos finalizando o segundo clico. A intenção é diminuir a incidência de focos de calor. A cada doze dias, uma quantidade de militares é mobilizada da sua base local para outros municípios”, informou a Assessoria de Comunicação do 4⁰ Batalhão.