As obras de construção da Subestação de energia movimentam a economia local e serão entregues no primeiro trimestre de 2025
Cruzeiro do Sul completa 120 anos e a Energisa realiza ações para garantir e ampliar o fornecimento de energia no segundo maior município do Acre. A maior obra que está em andamento é a Subestação Juruá que vai concluir a interligação do Acre ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e será entregue no primeiro trimestre de 2025, mas que já movimenta o comércio e o mercado de trabalho local.
A interligação ao SIN vai eliminar a geração termoelétrica à óleo diesel, aumentando a disponibilidade de energia, e fornecendo energia limpa e sustentável através de um sistema elétrico mais confiável, entre outros benefícios.
Além disso, a Distribuidora tem realizado com regularidade obras de melhoria na rede de distribuição e eventos para atendimento dos clientes. De acordo com o coordenador comercial da Energisa Acre, Pedro Henrique Melo Costa, durante esses eventos é possível esclarecer sobre os serviços da empresa e atender às solicitações.
“Além do serviço essencial de disponibilizar energia elétrica, a empresa busca estar mais próximo dos clientes. Atualizando cadastros, falando de benefícios como a Tarifa Social, por exemplo”.
Atualmente, quase 82 mil clientes possuem o benefício no Acre. “Vale esclarecer que há situações ainda de famílias de baixa renda que não recebem o benefício da tarifa social porque estão com cadastro desatualizado na Energisa ou no Cadúnico, do governo federal. A concessionária usa os mesmos dados do governo na hora de conceder o desconto automático da tarifa social, por isso é indispensável que o titular da conta de energia seja o mesmo CPF que consta no CadÚnico”, explica o coordenador.
Em Rio Branco são mais de 32 mil clientes baixa renda. Em Cruzeiro do Sul são mais de 10 mil e Sena Madureira possui quase 6 mil clientes que recebem a conta de energia com desconto.
O coordenador complementa que a tarifa social de energia elétrica é um direito a quem atende aos seguintes critérios: famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos; e famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para essa o desconto na conta de luz é aplicado progressivamente, conforme a faixa de consumo em kWh. De forma prática fica assim: quem consome até 30 kWh no mês recebe desconto de 65%; se consumir entre 31 kWh e 100 kWh, o desconto será de 40% no valor da conta de energia. Para as famílias que gastam entre 101 kWh a 220 kWh, o desconto cai para 10%. E, a partir de 221 kWh por mês não há desconto.
Canais de atendimento
Site: www.energisa.com.br
Whatsapp Gisa: www.gisa.energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 647 7196.