Com a distribuição de mudas de ipês e a premiação das escolas vencedores das Iniciativas de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade encerrou nesta sexta-feira, 26, no Complexo Esportivo do Bairro Aeroporto Velho, as atividades do mês do Meio Ambiente.
Três escolas chegaram à final do concurso Projetos de Soluções Baseados na Natureza com a elaboração de projetos que demonstram compromisso com a arborização e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade cruzeirense. As finalistas foram as escolas de Ensino Médio, Professor Flodoaldo Cabral, Santa Luzia e Visconde do Rio Branco.

Em 3° lugar ficou a Escola Professor Flodoaldo Cabral que levou a premiação de R$ 500 mais uma muda de planta e certificação. Em 2° lugar ficou a Escola Visconde de Rio Branco, que além do certificado, a muda de planta ainda levou R$ 700 em dinheiro e a campeã foi a Escola Santa Luzia que ganhou R$ 1.000 de premiação.
Para a professora de Biologia, Milena da Silva, orientadora do projeto da Escola Santa Luzia, o objetivo é fazer com que a comunidade entenda a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.”Nosso projeto se chama Semeando o Futuro, e trata sobre as questões ambientais das queimadas que a comunidade enfrenta. A gente tem a degradação do solo, doenças respiratórias que acaba afetando a população como um todo.A gente aborda diversas disciplinas, vamos desenvolver as ações ambientais de conscientização. Posteriormente, a gente começa as questões de campo, observação, cartografia, observar as questões, os territórios que estão mais degradados e fazer a plantação nesses locais degradados e também trabalhar com a comunidade, fazendo a distribuição de algumas plantas nativas para que eles também ajudem”,destacou Milena.

Distribuição de mudas nativas
A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu 302 mudas de plantas nativas de ipês com o objetivo de conscientizar a população com a arborização e o cuidado com o meio ambiente.
A Técnica de Enfermagem, Maria José Souza, que ganhou uma muda, a ação tem o potencial de diminuir o calor e garantir que o município seja mais arborizado.

“Você sabe que tem muita poluição e quanto mais árvores, mais vida nós teremos. Achei muito legal essa atitude de distribuir essas plantas para a gente, isso é maravilhoso porque vai melhorando nosso verde”, disse ela.
As atividades do Mês do Meio Ambiente foram iniciadas no dia 2 de junho. A Secretária de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul,Edna Fonseca, cita que foi um mês intenso de atividades voltados para a conscientização da preservação do meio ambiente, envolvendo a sociedade e comunidades escolares.

“Quero agradecer nossa sociedade por participar das nossas ações e nossas escolas que desenvolveram os projetos que vão contribuir com nosso meio ambiente. Agradecer ao nosso prefeito Zequinha Lima por nos dar todo o apoio para que pudéssemos desenvolver as ações voltadas para a preservação ambiental da nossa região”, concluiu Edna.