Autoridades da África do Sul estão investigando a morte de 22 jovens cujos corpos foram encontrados dentro de um pub popular na cidade de East London neste domingo (26).
Inicialmente, a polícia havia informado que as vítimas tinham entre 18 e 20 anos, mas posteriormente, com o andamento da investigação, as autoridades revelaram que entre os mortos havia jovens entre 13 e 17 anos.
O jornal local “Daily Dispatch” afirma que os corpos estavam jogados em cadeiras e mesas sem nenhum sinal visível de violência. A polícia ainda não sabe a causa das mortes.
Segundo o chefe da polícia local, Tembinkosi Kinana, os corpos foram encontrados por moradores da área do bar, que fica no bairro de Scenery Park, a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade e também funciona como discoteca.
“Vamos levar os corpos para a autópsia para descobrir as causas da morte”, afirmou a porta-voz do departamento de saúde da cidade, Siyanda Manana.
Imagens registradas nas redes sociais mostram que o local e os arredores estavam cheios na noite de sábado (25).
This is how the Enyobeni Tarven in East London was packed with the kids last night. pic.twitter.com/NKP7aJiyPo
— |Mange|📯📯📯|100k (@IntelligenceBts) June 26, 2022
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, falou sobre o caso e lamentou as mortes.
“Minhas condolências mais profundas vão às famílias dos 22 adolescentes que perderam suas vidas no bar em Scenery Park, em East London, no início desta manhã”, declarou o presidente, em comunicado nas redes sociais.
O proprietário do local, Siyakhangela Ndevu, afirmou ao canal de televisão eNCA que também não sabe o que ocorreu e que recebeu um aviso para ir ao local apenas na manhã deste domingo (26).
“Ainda não tenho claro o que aconteceu, mas quando me ligaram no domingo de manhã me disseram que o bar estava muito cheio”, declarou.