Em celebração aos 20 anos de busca por cidadania e em alusão ao 20 de agosto, que marca o Dia Nacional de Luta da População de Rua, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) apoiou, nesta segunda-feira, 19, um evento de promoção ao bem-estar dessa comunidade, em parceria com o Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (Mapsir) e outros colaboradores, em frente ao Centro POP, na região central de Rio Branco.
Com foco na promoção de direitos, na participação da comunidade e no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a causa, a atividade é uma das principais ações previstas para a semana, cuja programação inclui a realização do II Seminário Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e rodas de conversa.
A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destaca a importância de promover momentos significativos como esse, que trazem cidadania e dignidade às pessoas em situação de rua.
“Nosso compromisso é continuar fortalecendo as políticas públicas e assegurando que todos tenham seus direitos respeitados. Esta semana de atividades não apenas reforça essa luta, mas também aproxima a comunidade, proporcionando espaços de diálogo e construção conjunta”, afirmou.
“Temos buscado melhorar cada vez mais o nosso trabalho. Saibam que aqui, no Centro POP Dona Elza, temos uma unidade de referência para atendimento a vocês. Além da refeição oferecida, as pessoas também são encaminhadas para a área da saúde, seja para postos, URAPs [unidades de recursos assistenciais partilhados] ou outras unidades de saúde. Temos prestado esse e muitos outros serviços”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Wellington Chaves.
A ocasião também foi marcada por expressões artísticas e relatos emocionantes de pessoas que já vivenciaram a experiência de estar em situação de rua.
O presidente do Mapsir, Hudson Nunes, ressaltou as conquistas do movimento. “Resolvemos ocupar todos os espaços possíveis, para a defesa e dignidade de nossos direitos. Hoje, o movimento acreano está presente em sete conselhos, fazemos parte de fóruns, do comitê inter-estadual e muito mais virá”, frisou.
O evento também conta com apoio da Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), Casa da Amizade, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
O chefe da Divisão da Política de Promoção dos Direitos Humanos à População em Situação de Rua da SEASDH, Álvaro Mendes, enfatizou a importância histórica da data como símbolo de resistência para a comunidade.
“Hoje, 19 de agosto, completam-se 20 anos do Massacre da Sé [uma série de atentados violentos contra pessoas em situação de rua, realizados na Praça da Sé, em São Paulo (SP), em 2004]. Esse evento marcou o fortalecimento do movimento da população de rua, que fundou o MNRPR, o Movimento Nacional da População de Rua. Esta data é um símbolo de resistência e luta. Aqui no Acre, desde 2016, com a fundação do Mapsir, são organizados eventos para relembrar e reforçar essa luta. A Secretaria tem apoiado esses momentos de resistência e comemoração, que celebram a criação do movimento acreano”.
Programação – Rio Branco
20 de agosto, terça-feira
II Seminário Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua no Acre
“20 Anos de Luta e Cidadania”
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório do Ministério Público
Organização:
Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua no Acre
Divisão de Promoção dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua (DIVPDPSR)
21 de agosto, quarta-feira
Horário: das 8h às 12h
Local: Museu dos Povos Acreanos
8h: Café da manhã para a população em situação de rua
9h: Roda de conversa com a população em situação de rua sobre políticas públicas de direitos humanos
Palestrantes:
– Vanilson Torres: Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR)
– Anderson Lopes: coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política Nacional para a População em Situação de Rua – Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)
Público-alvo: movimentos das pessoas em situação de rua, organizações da sociedade civil (OSCs), instituições que trabalham com população em situação de rua
22 de agosto, quinta-feira
Promovendo Justiça e Cidadania
Edição Pop Rua
Atendimento para pessoas em situação de rua
Horário: das 8h às 15h
Local: Fórum Barão do Rio Branco – Em frente ao Palácio da Justiça – Centro
Organização: Poder Judiciário do Estado do Acre
Agência de Notícias do Acre
Foto: Carolina Torres/Secom