Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 12:47

Cinco pessoas dividem recompensa por dicas de suspeito de tiroteio no metrô em NY

Cinco pessoas que forneceram “informações críticas” que ajudaram a levar à prisão do homem acusado do tiroteio em massa desta semana em um metrô de Nova York vão dividir uma recompensa de 50 mil dólares (equivalente a R$ 234,8 mil), anunciou o Departamento de Polícia de Nova York nesta sexta-feira (15).

Frank James, o homem acusado de realizar um dos ataques mais violentos ao sistema de transporte de massa da cidade, foi preso em Manhattan na quarta-feira (13) após uma caçada de 30 horas que foi ajudada por uma enxurrada de dicas do público. James, de 62 anos, também ligou para a linha de informação da polícia para se entregar, ajudando na sua própria captura, de acordo com seus advogados.

“Agradecemos todos aqueles que responderam ao nosso pedido de informações para localizar esse suspeito, incluindo todos aqueles cujas dicas não deram certo”, disse o comissário de polícia Keechant Sewell em comunicado. “Pedimos ao público que se junte a nós neste esforço para encontrar esse suspeito e os nova-iorquinos se intensificaram”.

James, de 62 anos, é acusado de ferir 30 pessoas ao detonar bombas de fumaça e pulverizar o interior de um vagão do metrô com tiros durante a hora do rush da manhã de terça-feira (12) no Brooklyn.

A polícia disse que 10 pessoas foram baleadas. Cerca de 20 outras pessoas ficaram feridas por latas de fumaça ou pela debandada de passageiros aterrorizados saindo do vagão do metrô para a plataforma, segundo os promotores.

O NYPD disse que seus detetives usaram o fluxo de dicas públicas para construir uma linha do tempo de eventos que os ajudaram a localizar James. Das pessoas que deram dicas, foram escolhidas cinco cujas “informações contribuíram diretamente” para a prisão do suspeito.

O NYPD não identificou as cinco pessoas que dividirão igualmente a recompensa de US$ 50 mil, que é composta por fundos da Metropolitan Transportation Authority, do Transport Workers Union Local 100 e da New York City Police Foundation.

“Graças à ajuda desses cinco bons samaritanos, a polícia de Nova York conseguiu fazer seu trabalho e tirar um suspeito perigoso das ruas poucas horas depois que sua foto foi divulgada”, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, em comunicado.