Cruzeiro do Sul, Acre 21 de novembro de 2024 13:59

Centro de zoonoses orienta a população a adotar cães abandonados

Não é preciso andar muito em cruzeiro do sul para se deparar com a imagem de vários cachorros andando pelas ruas ou em grupos nas calçadas. No centro de Cruzeiro do Sul, um comerciante acionou o centro de zoonose para socorrer um cão que estava muito debilitado nas proximidades do comércio, foi prestado todo socorro ao animalzinho, porém, ele não sobreviveu.

Esse é apenas um dos trabalhos realizados pelo centro de zoonose para os animais de rua. Com algumas ONG’s realizando os trabalho de divulgação de adoção de animais, e a própria população também ajudando, ainda assim, existem muitos animais nas ruas sem um lar, já que o órgão responsável, não tem estrutura física e financeira para manter esses animais que vivem na rua.

O Coordenador de vigilância entomológica, Leonizio Messias, fala a respeito do trabalho desenvolvido pelo centro de zoonose.

“Quando sabemos que há animais em grupos podendo ocasionar acidentes de trânsito, percebemos que entre eles existe uma cadela no seu período de procriação, a equipe é deslocada até o local para fazer a captura do animal e realizar a castração.Após a castração do animal de rua, começa a busca por um lar, já que devolvendo eles para rua pode representar novamente um risco no trânsito, além de algumas pessoas se sentirem incomodadas com a presença dos animaizinhos que na maioria das vezes só querem comida e carinho”. Afirmou.