Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 14:51

Casos de dengue diminuem quase 30% em Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul registrou redução de cerca de 30% nos casos de dengue. De janeiro a agosto de 2023 foram confirmados 618 casos. Neste ano, no mesmo período, são 437 casos da doença com percentual de 29% de diminuição dos números no município.

Segundo o Leoniso Messias, coordenador da vigilância entomológica do município, a redução se deve ao empenho dos profissionais da saúde e da limpeza e ajuda da população. Ele destaca que mesmo no período sem chuvas, os agentes de endemias atuam diariamente. “Os agente vão nos bairros de Cruzeiro do Sul diariamente realizando a visita domiciliar e orientando o morador a cuidar do seu depósito de água. O agente orienta na limpeza desses depósitos de água e também fazem a eliminação e o tratamento com lavicida naqueles depósitos que não podem ser eliminados. A partir do mês de outubro começa a chover e vários depósitos que estão ali no período de verão até esquecidos e vazios podem ser potencial criadouro para o mosquito da dengue no período chuvoso”, pontuou.

A procura das pessoas pelas unidades de saúde, com os sintomas de dengue, segundo Leonisio, é importante para garantir a notificação dos casos.

“Orientamos também a população para que quando sentir os sintomas, febre, frio, dor no corpo, manchas avermelhadas no corpo, a procurar a unidade de saúde. É importantíssimo essa procura porque a unidade de saúde faz a notificação para nós que passamos a trabalhar na borrifação na localidade para eliminar esse mosquito infectado”, relatou.