Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 17:26

Carnaval 2022: Grande Rio leva título pela primeira vez e é campeã no Rio de Janeiro

O grito de “é campeão” das arquibancadas se concretizou. A Grande Rio, de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, conquistou o título inédito de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. O enredo “Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!” desmitificou o senso comum sobre Exu, uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

A agremiação já quase conquistou o posto em 2020, 2010, 2007 e 2006, ficando em segundo lugar. A disputa foi com a Beija-Flor, de Nilópolis, por décimos.

A São Clemente foi a escola rebaixada para a série ouro no próximo ano.

A cerimônia de apuração, que teve início com aproximadamente 30 minutos de atraso na Praça da Apoteose, foi comandada pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, que anuncia as notas há pelo menos 30 edições do carnaval carioca.

A última campeã é a Viradouro, que levou o título de melhor escola de samba no Carnaval de 2020, após 23 anos sem ganhar. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, não houve desfile das escolas de samba

Foto: Reprodução

Neste ano, as autoridades decidiram realizar o evento em abril, considerando que em fevereiro o cenário epidemiológico não estava propício devido à variante Ômicron do coronavírus.

São Clemente rebaixada

Apesar de muito aguardada, a São Clemente obteve a menor pontuação e foi rebaixada para a Série Ouro. O enredo, que homenageava ao ator Paulo Gustavo, que morreu no ano passado por complicação da Covid-19, não foi bem executado. O quesito recebeu nota 9,6 de todos os jurados da categoria. A escola também foi descontada no samba-enredoAlém disso, houve vários erros nos quais houve desconto de pontos, como acabamento de carros e fantasias. Os quesitos fantasias e alegoria e adereços tiveram média de 9,7.