Cruzeiro do Sul, Acre 1 de abril de 2025 21:14

Brasil Pequeno, espetáculo de Genifer Gerhardt, segue em turnê pela Região Norte reiniciando dia 31 de março no Acre

Dois estados brasileiros receberam a montagem em outubro e novembro e agora mais dois terão o privilégio de assistir a esse delicado espetáculo, incluindo povos indígenas de Pacaraima

Brasil Pequeno é um espetáculo que encanta a todos. Circulando há mais de dez anos, tem uma trajetória ímpar. A montagem teatral de bonecos articulados em miniatura, conta histórias de pessoas reais sob o olhar sensível e observador de uma grande artista gaúcha: Genifer Gerhardt. Em suas viagens em diferentes territórios do país, ela conhece e convive com pessoas e histórias que se transformam em combustível para a criação das cenas de Brasil Pequeno. “Reconhecer um Brasil imenso em cada pequenez, uma visão miniaturizada do que nos agiganta. O que há no miúdo, no Brasil pouco visto? Circular e reconhecer as grandezas e sabedorias dos lugares pequenos e pessoas distantes é foco deste projeto”, afirma a atriz. Já nesta etapa da circulação, irá incluir no espetáculo a boneca Eunice, criada a partir das vivências com o Povo Tukano. Foi em Manaus que Genifer cruzou seu caminho com a história de Eunice, uma mulher indígena oriunda do alto do Rio Solimões, que virou personagem do Brasil Pequeno da artista e estará no espetáculo que será apresentado nesta etapa do Acre e Roraima. Este projeto faz parte do Circuito Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023.

Em atividade contínua dentro e fora do Brasil e expandindo os horizontes em apresentações internacionais e participações previstas em festivais do mundo, Brasil Pequeno apresenta um país potente e diverso. Com sua estética intimista e delicada, a artista leva consigo um figurino onde carrega seus bonecos em miniatura em pequenos casulos – e de lá, de cada boneco que faz inspirado em uma pessoa real a contar suas histórias, ela fala sobre um território, suas sabedorias e belezas. Agora, graças ao apoio da Funarte, está em plena turnê pelo Norte do país, em estados para os quais ainda não havia tido a oportunidade de levar seu espetáculo.

A turnê se iniciou no Pará, em outubro, onde esteve em aldeias indígenas com o espetáculo Brasil Pequeno, oficinas, escutas e rodas de conversa. Também viajou ao Amazonas, em experiências encantadoras e inesquecíveis, segundo a atriz bonequeira. Na próxima etapa, que se inicia dia 31 de março, seguirá para o Acre, onde se apresenta na Sede do Boi Carion (casa mestre Tião Moura), na Universidade Federal do Acre – Campus Floresta e Comunidade da cidade de Mâncio Lima e no Miritizal. Dali seguirá para Roraima, em Pacaraima – comunidade indígena Boca da Mata, totalizando mais 10 dias neste segundo circuito. Em cada uma dessas localidades serão realizadas apresentações teatrais de “Brasil Pequeno” e uma oficina de bonecos em miniatura, ministrada por Genifer Gerhardt, além de rodas de conversas sobre os processos criativos e vivências nessas comunidades.

As oficinas de bonecos em miniatura são realizadas com a intenção de que cada participante crie e apresente sua própria história e de sua comunidade, valorizando e respeitando seus caminhos e origens, além de reconhecer no universo de cada participante uma fonte inesgotável de criação artística, onde cada um leva para casa seu próprio boneco confeccionado, suas histórias e escutas, como uma representação do que ali vive e pulsa.

O projeto Brasil Pequeno é majoritariamente formado por mulheres em sua estrutura. São produtoras locais em cada localidade, lideranças indígenas oriundas das regiões, fotógrafas e videomakers, assessora de imprensa. Ao todo a equipe soma dezoito pessoas, em sua maioria mulheres, ligadas à arte e às comunidades tradicionais.

A história deste espetáculo

Brasil Pequeno nasce de uma viagem independente realizada pela artista Genifer Gerhardt em 2009. Formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, a atriz decide romper as paredes de suas apresentações teatrais e viaja do Nordeste ao Sul do Brasil, via trocas culturais, por pequenas povoações brasileiras. Viajando sozinha de ônibus, com dinheiro do chapéu de suas apresentações artísticas em casas, espaços culturais e ruas das cidades visitadas, percorreu pequenos povoados da Bahia ao Rio Grande do Sul. Deparou-se com belezas humanas e culturais, hospedou-se em casas de senhoras que foi conhecendo ao longo dessa impactante vivência e, como modo de homenagear e reconhecer estas histórias, surgiu a ideia de montar um espetáculo de bonecos em miniatura que desse conta de contar essas experiências, com histórias reais e sabedorias populares.

Em 2012, Genifer recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para montagem do espetáculo, fazendo uma temporada de apresentações em residências de Porto Alegre/RS. No ano seguinte, foi agraciada pelo Prêmio Revelação 2013 nas categorias Melhor Atriz e Melhor Espetáculo, através da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura. E em 2014, foi premiada pelo projeto Brasil Pequeno Itinerante, viajando novamente de sul a nordeste do país, desta vez apresentando os bonecos em miniatura para as pessoas que os inspiraram anos antes, em sua primeira excursão.

Genifer Gerhardt seguiu suas viagens de forma independente. Adquiriu um veículo que virou uma casa rodante e saiu em viagem com seu filho, na época ainda na primeira infância. Foram 18 estados, num total de 19.500 quilômetros percorridos em doze meses. Todos estes percursos motivaram a ampliação das histórias contadas em Brasil Pequeno e a publicação de um livro de mesmo nome pela Editora Libretos, em Porto Alegre, no ano de 2017. O livro foi indicado ao Prêmio AGES Livro do Ano (Associação Gaúcha de Escritores).

Celebrando dez anos de experiências marcantes e enriquecedoras, este que é um dos grandes espetáculos da cena gaúcha, segue em movimento, com novas histórias e inspirações. Passou por festivais nacionais e internacionais, Circuito Sesc de Artes 2017 (São Paulo/2017), circuitos teatrais estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como o Circuito Literário Nacional Arte da Palavra/SESC. Apresentou-se também na Bolívia e Argentina e se prepara para ampliar seu universo em Festivais Internacionais de Teatro e Formas Animadas mundo afora.

Atualmente composto por 19 histórias/territórios/encontros, Brasil Pequeno pretende enriquecer essa poética construção ao incorporar as histórias da Região Norte, em aldeias, comunidades e cidades visitadas nessa nova excursão pelo país. “Carregar um Brasil potente e vivo, recheado de histórias reais e que celebrem a diversidade e grandiosidade do nosso país, é o que este espetáculo propõe. Celebrar encontros, partilhas e as vidas brasileiras com toda sua beleza, luta e encantamento” reflete Genifer.

Ficha técnica desta etapa:

Atuação, coordenação geral do projeto: Genifer Gerhardt

Fotografia e filmagem – trecho 2 (Acre e Roraima): Nathália Miranda

Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação

Equipe por territórios:

ACRE

Produtora local: Alexandra Deitos

Lideranças e agentes locais: Itsairu Huni Kuin e Mestre Tião Moura

RORAIMA

Produtora local: Greyce Anne Costa Faustino

Lideranças e agentes locais: Aurelio Alves Gonçalves e Irene de Oliveira Bento 

BRASIL PEQUENO – espetáculo de Genifer Gerhardt

Entrada franca nas apresentações e oficinas

No ACRE

31 de março e 1 de abril

Apresentação de Brasil Pequeno, escutas e oficinas de bonecos

Sede do Boi Carion (casa mestre Tião Moura), Mâncio Lima

03 de abril – 12h

Apresentação e roda de conversa

Universidade Federal do Acre – UFAC – Campus Floresta

Ponto de encontro: em frente ao RU

05 de abril – 14h

Apresentação, escutas e rodas de conversa

Miritizal

Ponto de encontro: Av. Beira Rio (abaixo da ponte)

Em RORAIMA

7 a 11 de abril

Apresentação de Brasil Pequeno, escutas, oficinas de bonecos e rodas de conversa

Comunidades indígenas Boca da Mata – Pacaraima

Este projeto faz parte do CIRCUITO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023

Informações para a imprensa:

Bebê Baumgarten Comunicação
51 98111.8703 / www.bebebaumgarten.com