O clube tem só a 18ª campanha, com 12 pontos em 12 jogos, e 33% de aproveitamento
Depois de registrar a melhor campanha de primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro com 47 pontos em 18 jogos (82,46% de aproveitamento), o Botafogo amarga um dos piores desempenhos na segunda metade da competição nacional.
Ainda líder do Brasileirão com 59 pontos, o Alvinegro carioca viu a vantagem que tinha de 13 pontos para o segundo colocado “derreter”, pela péssima campanha do time no segundo turno. Hoje, está empatado com o Palmeiras, o segundo colocado. O Alviverde paulista tem um jogo a mais (32 a 31).
Na segunda metade do Brasileiro, o Botafogo faz campanha de time rebaixado. O clube tem só a 18ª campanha, com 12 pontos em 12 jogos, e 33% de aproveitamento.
Enquanto isso, o Palmeiras, vice-líder, tem a terceira melhor campanha do returno (25 pontos em 13 jogos). O Bragantino, terceiro colocado, tem a segunda campanha do returno (26 pontos em 12 jogos).
Ameaçado
O Botafogo pode perder a liderança já nesta quarta (8), com o início da 33ª rodada, e o momento faz o clube buscar respostas para recuperar-se na reta final da Série A. Com sete rodadas a disputar, o entendimento é de que não há margem para realizar grandes mudanças no departamento de futebol.
A principal preocupação é o fator emocional. Quando o Botafogo abriu grande vantagem na liderança, o controle da ansiedade do título – tanto por parte da torcida quanto dos jogadores – era o principal desafio apontado pelo departamento de futebol. Agora, o cenário do time no campeonato mudou.
No returno, o Botafogo só supera as campanhas de Coritiba e América, vice-lanterna e lanterna, respectivamente. A questão é recuperar a confiança dos jogadores após a queda de rendimento e de desempenho e a crescente pressão. O Glorioso está a seis do sexto lugar, e vê até a vaga direta na Libertadores ameaçada.
Foto: Cesar Greco / Palmeiras