O ex-presidente Joe Biden elogiou a Universidade Harvard pela postura firme contra as demandas de mudanças políticas do governo Trump durante um seminário privado nesta quarta-feira (17) na Harvard Kennedy School, informou o jornal estudantil The Harvard Crimson.
Discutindo com um pequeno grupo de estudantes, Biden elogiou a resposta da universidade como um poderoso exemplo de liderança durante o crescente impasse com Washington.
“Harvard se manifestou de uma forma que ninguém mais fez”, declarou o ex-presidente, segundo dois estudantes presentes no evento confidencial, informou o Crimson. “Vocês deveriam estar realmente agradecidos.”
Quando questionado por um repórter do jornal se Harvard deveria entrar com uma ação judicial contra o governo federal, o democrata reiterou o apoio à abordagem da universidade, mas não chegou a defender uma ação judicial.
“Acho que Harvard deveria simplesmente fazer o que está fazendo — elevar a todos”, disse ele.
Um porta-voz da Harvard Kennedy School recusou o pedido do jornal Crimson para comentar as declarações de Joe Biden.
Um porta-voz do ex-presidente também se recusou a comentar, segundo o jornal.
O seminário foi agendado semanas antes do início do impasse financeiro entre Harvard e o governo Trump.
Após rejeitar as exigências do governo, incluindo o fim das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão e a entrega de informações sobre estudantes internacionais, a universidade enfrenta a potencial perda do status de isenção fiscal e um congelamento de US$ 2,2 bilhões em financiamento — um golpe financeiro que provocou interrupções e gerou preocupações com o quadro de funcionários e os projetos em andamento.
A visita de Joe Biden a Harvard marca uma rara aparição pública desde que ele deixou o cargo em janeiro.
Na terça-feira (15), ele fez seus primeiros comentários públicos em uma conferência de defensores da deficiência em Chicago.