Cruzeiro do Sul, Acre 29 de novembro de 2024 09:54

Autoridade dos EUA apresenta detalhes sobre negociações de cessar-fogo em Gaza

Um possível acordo de reféns e cessar-fogo entre Israel e o Hamas está 90% concluído, mas persistem disputas sobre a troca de prisioneiros por reféns e a redistribuição das forças israelenses em Gaza, de acordo com um alto funcionário da administração dos EUA e outras pessoas familiarizadas com o assunto.

As autoridades americanas, juntamente com o Catar e o Egito, trabalharam durante meses para mediar um acordo que ponha fim ao conflito que já dura quase um ano. Essas negociações assumiram uma nova urgência após os assassinatos de seis reféns detidos pelo Hamas em Gaza, e as autoridades americanas disseram que estão se preparando para apresentar em breve uma oferta “final” às partes.

Não é a primeira vez nos últimos meses que os negociadores americanos descrevem as conversações como estando na sua fase final, apenas para que as esperanças sejam frustradas. Esta é uma realidade que as autoridades da Casa Branca reconheceram nos últimos dias.

As meticulosas negociações levaram as famílias dos americanos que ainda estão detidos pelo Hamas a pressionar a Casa Branca para explorar um acordo separado com o Hamas que garantiria a libertação dos seus familiares. Até agora, as autoridades dos EUA disseram que estão focadas apenas num acordo mais amplo.

Um alto funcionário da administração Biden ofereceu na quarta-feira (04) uma das análises mais detalhadas sobre os principais elementos das negociações, que porta-vozes do governo dos EUA disseram que não negociariam em público.