Morreu, na madrugada desta segunda-feira, 12, o jornalista e escritor amazonense Márcio Souza, autor do sucesso de crítica e vendas “Galvez, o Imperador do Acre”.
Ele tinha 78 anos e faleceu em Manaus. Segundo informações, o também autor de “Mad Maria” sofria de diabetes e morreu de infarto. Ele teria recebido atendimento médico, mas sem sucesso.
O governo do Amazonas decretou luto de três dias. “O governador Wilson Lima se solidariza à família e amigos do escritor e ressalta a importância que Marcio Souza teve para o estado, contando a história do Amazonas e da Amazônia para o mundo com imenso e singular brilhantismo”, diz a nota.
Souza nasceu em 1946, na capital amazonense, e estrou como escritor aos 21 anos, com o livro “O Mostrador de Sombras”. Anos depois, ficaria conhecido por contar, como poucos, em suas obras, os aspectos sociais da Amazônia.
Seu romance “Galvez, o Imperador do Acre”, publicado em 1976, gerou polêmica na época ao retratar uma das figuras mais importantes da histórica do Acre de forma satírica e pitoresca.