Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 17:06

Após Visa e Master, American Express suspende operações na Rússia e Belarus

Movimento é resposta à invasão militar do país à vizinha Ucrânia

Depois da Visa e da Mastercard, a American Express anunciou neste domingo (5) que vai suspender todas as operações na Rússia, em resposta à invasão militar do país à vizinha Ucrânia.

“Como resultado, os cartões American Express emitidos globalmente não funcionarão mais em comerciantes ou caixas eletrônicos na Rússia. Além disso, os cartões emitidos localmente na Rússia por bancos russos não funcionarão mais fora do país na rede global da American Express”, disse a operadora em nota publicada em seu site.

“Também estamos encerrando todas as operações comerciais em Belarus. Isso se soma às medidas anteriores que tomamos, que incluem a interrupção de nossos relacionamentos com bancos na Rússia impactados pelas sanções governamentais dos EUA e internacionais”, acrescentou.

“Nas últimas semanas, trabalhamos arduamente para apoiar nossos colegas e clientes nesses países. Embora esta decisão tenha um impacto sobre eles, continuaremos a fazer o que pudermos para apoiá-los”.

Sistema chinês

Em resposta à saída das norte-americanas Visa e Mastercard, o banco central russo disse neste domingo que credores locais poderão recorrer ao sistema UnionPay, da China.

O banco central acrescentou que muitos bancos russos planejam emitir cartões usando o UnionPay, um sistema que disse estar habilitado em 180 países.

Embora vários bancos russos já usem o UnionPay, outros, incluindo o Sberbank e o Tinkoff, podem começar a emitir cartões com o Mir Pay, sistema de pagamentos do Banco Central da Rússia, junto ao UnionPay, acrescentou.

-Com Reuters. Publicado por Ligia Tuon