Uma noite desastrosa do sistema defensivo, como o Atlético-MG não vivia há mais de uma década. No 5 a 3 para o Fluminense, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, o Galo voltou a sofrer cinco gols em um mesmo jogo após quase 11 anos. A última vez havia sido na goleada por 6 a 1 para o Cruzeiro, em 2011.
Há exatos 3.839 dias, naquele 4 de dezembro de 2011, o Atlético tinha a chance de rebaixar o Cruzeiro para a Série B na última rodada do Brasileiro, mas acabou levando goleada por 6 a 1 – a maior do rival na história do clássico mineiro. Roger, Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Fabrício, Wellington Paulista e Everton. Réver descontou para o Galo.
Desde aquela ocasião, o Atlético realizou 720 jogos e conseguiu marcar cinco gols em algumas oportunidades (a última no 5 a 0 sobre o Tupynambás, na segunda rodada do Mineiro de 2020), mas ainda não havia visto a defesa ser tão vazada dentro de 90 minutos.
Com Turco Mohamed, em 2022, o Atlético não havia sofrido nem mesmo três gols em uma partida até aqui. Só Tolima, América-MG, Goiás, Coritiba, Pouso Alegre e Flamengo haviam conseguido balançar as redes do Galo mais de uma vez (todos fizeram dois gols).
Galo x Flu
Esta não foi a primeira vez que o Atlético levou cinco gols do Fluminense em um mesmo jogo. Em 2010, quando foi campeão brasileiro, o Tricolor carioca goleou o Galo por 5 a 1. Carlinhos (duas vezes), Leandro Euzébio, Gum e Marquinho fizeram os gols do Flu. Daniel Carvalho descontou para o Galo.
Por outro lado, há apenas quatro anos, Atlético também conseguiu anotar cinco gols no rival. No Independência, o Galo venceu por 5 a 2 com gols de Léo Silva, Roger Guedes (duas vezes), Tomás Andrade e Ricardo Oliveira. Gilberto e Pedro descontaram para o Flu.