O aplicativo e-Título, que pode ser usado como alternativa à versão impressa do título de eleitor, só poderá ser baixado e ativado até este sábado (29.out). A orientação da justiça eleitoral é fazer o download o quanto antes para evitar problemas que possam surgir ao deixar para a última hora. No dia 30 de outubro, quando ocorre o 2º turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa.
Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, “o e-Título pode ser baixado nos celulares para serem apresentados no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços”, explicou a Corte.
O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição — basta estar fora do seu domicílio eleitoral, ou seja, em outra cidade, que o GPS do próprio celular identifica. Desde 2020, o app também está mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e, por isso, as cores da plataforma foram alteradas para tons de azul neste ano.