Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 02:53

Apagão deixa cidades do Acre, Rondônia e Mato Grosso sem energia elétrica

Um apagão na tarde desta quinta-feira (22) deixou o Acre sem energia elétrica. De acordo com a concessionária Energisa, o estado inteiro foi afetado, totalizando 217 mil consumidores sem energia elétrica. O problema afeta o estado de Rondônia, que também é abastecido pela mesma empresa.

Em nota, a concessionária de energia elétrica disse que no Acre a falha no serviço ocorreu por causa de um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Energisa, que também opera em Rondônia, afirmou ainda que está em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “O restabelecimento do serviço será feito à medida que o ONS liberar”, complementa.

Em Mato Grosso, outro estado onde a Energisa opera, apenas uma cidade teve esse problema, que foi Rondolândia, na divisa com Rondônia. Segundo a concessionária, o problema aconteceu porque a cidade é atendida por Ji-Paraná (RO).

Além destes, a concessionária está presente em São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro. No entanto, não há relatos de apagão nestas regiões.

g1 entrou em contato com a empresa, mas até a atualização mais recente desta reportagem não foi divulgada a causa exata do problema e nem a previsão para o restabelecimento do serviço.

Consequências do apagão

Duas funcionárias da Prefeitura de Rio Branco ficaram presas no elevador do prédio, no Centro da cidade. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer o resgate.

A informação repassada ao g1 é de que elas ficaram no local por 40 minutos. Elas não quiseram falar com a reportagem.

Também houve registros de falta de luz na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e escolas da capital que liberaram os alunos por conta do calor.