Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 10:20

Alunos de Rodrigues Alves denunciam qualidade da merenda em escola de Tempo Integral

Alunos da Escola Francisco Braga de Souza, no município de Rodrigues Alves, entraram em contato com a redação do site Juruá Comunicação para relatar a baixa qualidade da comida servida aos estudantes que estudam em tempo integral. Eles destacaram que as refeições são inadequadas, com pouca variedade e falta de preparo adequado, o que tem gerado problemas de saúde entre os alunos. Os estudantes pedem atenção do governador do estado e do núcleo de educação para que medidas sejam tomadas para melhorar a alimentação na escola.

As alunas, Beatriz Silva e Eduarda Santos, descrevam em uma publicação no Instagram como está sendo servida a merenda escolar.

“Eu e meus colegas estamos fazendo este post em busca de melhorias na refeição que recebemos na escola. Precisamos que o governador do estado e o núcleo da educação nos deem a devida atenção para que nosso apelo não seja em vão”, escreveu.

“Em uma publicação no Instagram, mostramos fotos do que nos servem na merenda: arroz, feijão e uma conserva que parece nem ter sido cozida. Este é o almoço “saudável” que recebemos na Escola Estadual Francisco Braga de Souza, que oferece ensino integral para cinco turmas, cada uma com mais de 20 alunos. A situação é tão grave que muitos colegas estão adoecendo em casa, desenvolvendo problemas como gastrite e úlceras, tudo por causa da falta de uma alimentação adequada”, diz um trecho.

“Não parece haver nenhum acompanhamento nutricional ou fiscalização na nossa escola. O governo estadual do Acre deveria disponibilizar materiais adequados para que as merendeiras possam preparar refeições decentes. As refeições que nos servem precisam ser balanceadas e atender às nossas necessidades nutricionais, especialmente porque passamos a maior parte do dia na escola. A falta de qualidade nas refeições está prejudicando nossa saúde e nosso desempenho escolar”, disse em outro.

“É triste perceber que, apesar de tudo, a escola Francisco Braga de Souza, a única de ensino médio em Rodrigues Alves, continua sem a devida atenção. Não é a primeira vez que enfrentamos essa situação vergonhosa com a alimentação escolar. Até quando o governo estadual vai ignorar o nosso pedido? Será que vão esperar que algum de nós passe mal ou desenvolva uma doença grave para finalmente tomar uma providência?”, concluiu.

O espaço está aberto para uma resposta do Núcleo de Educação Estadual município de Rodrigues Alves.