O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, convoca na próxima quarta-feira (11 de maio) para os três amistosos contra a Coreia do Sul, Japão e Argentina, todos no início de junho. A comissão técnica elabora lista de 26 nomes.
Ainda não há confirmação da liberação de 26 convocados, mas a reunião de técnicos do início de abril – em Doha, antes do sorteio da Copa do Mundo – deixou encaminhada a ampliação de mais três nomes além dos 23 das últimas Copas do Mundo.
Por isso a comissão de Tite segue planejamento de chamar, outra vez, 26 nomes – na última convocação foram 25 chamados, mas Raphinha teve Covid-19 e não houve substituto.
Existe dúvida da confição de jogo de Antony, do Ajax. Os auxiliares Cleber Xavier e Matheus Bachi estiveram pessoalmente com o jovem ponta em Amsterdã, no fim do mês passado. Antony também conta com auxílio do fisioterapeuta Ricardo Sasaki, que trabalha para a seleção principal e conhece o jogador desde os tempos de São Paulo.
Antony fez sua última partida em 29 de março na Bolívia, em La Paz – com vitória brasileira por 5 a 0. Ele sentiu o tornozelo e desde então faz tratamento em até três turnos. O Ajax tem apenas mais três jogos pelo Holandês.
O ponta vem fazendo tratamento intensivo para acelerar a sua recuperação. Além dos trabalhos no clube, ele conta com o suporte de um fisioterapeuta particular, Fernando Silva. Pessoas próximas ao jogador acreditam que ele já terá condições de atuar no começo de junho, quando a Seleção fará amistosos. Porém, só será possível ter uma noção mais precisa do prazo para retorno quando ele voltar a trabalhar com bola em campo com o elenco do Ajax.
Jesus de volta à briga
Em momento de alta dos atacantes brasileiros, com Rodrygo sendo decisivo na Liga dos Campeões, Richarlison marcando e ajudando o Everton contra o rebaixamento, há expectativa também do retorno de Gabriel Jesus na briga pela camisa 9 – disputa que ainda tem Matheus Cunha, principalmente – o jogador do Atlético de Madrid estava lesionado na última convocação.
Jesus demonstrou que deseja atuar mais centralizado, como vem acontecendo no Manchester City – depois de passar boa parte da temporada como ponta-direita. O que também aconteceu na Seleção com Tite. Notavelmente, por exemplo, na conquista da Copa América de 2019.
Mas nas últimas partidas pela Seleção Gabriel também jogou mais centralizado. Na visão de Tite e da comissão técnica, Jesus é um 9 que também joga pelos lados do campo, com movimentos em diagonal na direção da área. Defensivamente, cumpre à risca as funções, como faz também no City de Guardiola.
A agenda da Seleção:
Em junho (amistosos):
- 2 de junho – Coreia do Sul x Brasil – na Coreia do Sul
- 6 de junho – Japão x Brasil
- 11 de junho – Brasil x Argentina, em Melbourne
Em setembro:
- Brasil x México – amistoso
- Brasil x Argentina – valendo pelas Eliminatórias
Copa do Mundo – em novembro e dezembro:
- Apresentação prevista para 14 de novembro – com treinos em local a ser definido na Europa
- Dia 24 – 16h – Brasil x Sérvia
- Dia 28 – 13h – Brasil x Suíça
- Dia 2/12 – 16h – Camarões x Brasil