Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 21:45

Acreano de 17 anos é vice-campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas e sonha chegar à seleção

Quando tinha apenas 11 anos, o acreano Mateus Silva enfrentou o maior desafio da vida. Ele teve um câncer detectado na perna direita e durante o tratamento acabou precisando passar pela amputação do membro. Seis anos depois, aos 17 anos, o jovem natural de Rio Branco, capital do Acre, conheceu o basquete em cadeira de rodas.

Praticando a modalidade há quatro meses, recebeu convite para integrar a equipe do All Star Rodas-PA na disputa do Campeonato Brasileiro 2ª divisão desta temporada e fez parte do elenco que conquistou o segundo lugar em São Paulo. A competição foi disputada entre os dias 25 e 31 de agosto.

Em entrevista ao ge, o paratleta destacou a felicidade pela conquista e os planos que têm para a sequência no esporte, inclusive com o desejo que chegar à seleção brasileira.

– Para mim essa competição foi muito importante, nunca imaginei que poderia chegar tão longe através do basquete em cadeira de rodas. Hoje já tenho novos sonhos, quero entrar para seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas e vou treinar muito para isso, para ser orgulho para meu estado – afirmou.

All Star Rodas-PA, vice-campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas 2ª divisão — Foto: Manielden Távora/Arquivo Pessoal

All Star Rodas-PA, vice-campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas 2ª divisão — Foto: Manielden Távora/Arquivo Pessoal

Aluno do segundo ano do ensino médio, Mateus Silva já retornou ao Acre para concluir os estudos. Ele pretende continuar os treinamentos na equipe da Federação Acreana de Basket Cadeirante (FEABC), que o revelou para o esporte.

– Fiquei de série porque foi no tempo que eu estava no tratamento, aí só saí da escola e não fui mais. Retornei tempo depois. Preciso terminar meus estudos e no momento não teria como me manter no Pará para continuar treinamento com a equipe do All Star Rodas. Mas vou continuar treinando pela equipe que me descobriu – destaca o jovem, que diz estar curado do câncer.

Mateus Silva, paratleta acreano de basquete em cadeira de rodas — Foto: Manielden Távora/Arquivo Pessoal

Mateus Silva, paratleta acreano de basquete em cadeira de rodas — Foto: Manielden Távora/Arquivo Pessoal

– Fui para São Paulo, fiz um tratamento de um ano contra o câncer, mas hoje já tem seis anos que estou curado e só faço acompanhamento pra verificar se está tudo bem – finaliza.

A campanha do All Star Rodas-PA na segunda divisão nacional foi de cinco vitórias e uma derrota em seis partidas. O único resultado negativo foi exatamente na decisão, derrota por 43 a 29 para o Gaadin Basquete Sobre Rodas, de Indaiatuba (SP). O vice-campeonato garantiu a equipe paraense na primeira divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade em 2025.