Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 11:50

Acreano apaixonado por aviação visita destroços do Boeing 737 que caiu em Mâncio Lima no ano de 1992

Jefferson Cordeiro Maia é fotógrafo, engenheiro civil e criador da página Aviação Acreana, que produz conteúdos sobre aviação para as redes sociais. Em sua última publicação no facebook e instagram, ele mostra sua jornada em busca dos destroços que ainda restam do Boeing 737-200 Cargueiro da extinta Vasp (Viação Aérea São Paulo), que caiu no ano de 1992 nas águas do Rio Moa no Município de Mâncio Lima. O acidente aconteceu na região onde hoje é a reserva Paraná Japiim, também conhecida como Volta da Aurora.

Jefferson, alguns amigos e moradores que já conheciam o local, chegaram ao ponto onde estão os destroços do fatídico acidente que aconteceu a quase 30 anos.

Foto: Reprodução

“Eu sou apaixonado pela aviação, por isso criei essa página, dois aí (na foto) são pessoas de Mâncio Lima que já foram lá e por isso fui com eles, gostam também de aviação, outros dois são amigos e que conseguiram o barco”, contou.

O acidente matou dois tripulantes e um mecânico da empresa no dia 22 de junho de 1992. Alguns destroços continuam lá, mas a maioria foi levado pelas enchentes e vazantes do Rio Môa ou mesmo por pessoas que passaram pelo lugar ao longo dos anos.

Foto: Reprodução

“A maioria dos destroços do Boeing já não se encontram mais no local, alguns foram soterrados pelo movimento das águas do Rio Môa e outros foram levados por desconhecidos como lembrança da tragédia que há 30 anos marcou a história do Vale do Juruá”, relatou.

Segundo o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi durante a madrugada de uma segunda-feira quando os pilotos Dárcio Lino de Mattos e Ricardo Desidério Lopes (co-piloto) já se aproximavam da descida para Cruzeiro do Sul, quando o alarme de fumaça do compartimento de carga começou a soar.

Foto: Reprodução

O mecânico Mauro da Silva Borges foi enviado para acionar o extintor, caso houvesse necessidade, porém ele disse não haver anormalidade no compartimento. O comandante pediu para que ele fechasse a parte e sentasse para que o pouso procedesse e fosse feita a verificação em solo. Eles não perceberam que estavam muito abaixo da rampa ideal de descida. Cerca de 15km antes do pouso, a aeronave colidiu com as copas da árvore e atingiu o solo.

Neste link: Clique aqui você confere o relatório do Cenipa a respeito do o acidente e neste outro: veja clicando aqui um vídeo do YouTube que mostra o CVR (Cockpit Voice Recorder) – o áudio da cabine instantes antes e no momento do acidente.