O Acre está no Grand Prix de atletismo paralímpico que começa nesta sexta-feira, 22, em Jesolo, na Itália. A seleção brasileira conta com cinco atletas, entre elas, a acreana Débora Oliveira, de 22 anos.
A atleta de salto em distância começou a carreira na pista de atletismo do SESI, foi estudante da APAE e da Fundação Bradesco em Rio Branco, e foi treinada pelos professores Clodoaldo Castro e Rakel Thompson de 2012 a 2021. Morando atualmente em São Paulo, Débora é treinada pelo técnico da seleção brasileira paralímpica de salto em distância, Everaldo Braz Lucio e sonha em alcançar o índice para a disputa dos Jogos Paralímpicos da França, que acontece este ano.
“Pra gente é uma felicidade Grande, e até um estímulo para motivar os outros atletas mais novos que estão começando”, disse o professor Clodoaldo Castro, sobre ter uma ex-aluna disputando um GP internacional.
A jovem disputará pela classe T-20, nas modalidades de 400m, 1500m, 5000m e 10000m, no salto triplo e no lançamento de peso.
“É uma mistura de emoções, treino todos os dias em busca de melhorar meus resultados, minha maior inspiração e minha mãe é o meu motivo de batalhar e dar o meu melhor todos os dias”, disse Débora Prix.