O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) conseguiu garantir, por meio de um conjunto de ações, a presença de 100% dos estudantes concludentes do ensino médio no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo, 3.
Os dados foram divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC). Na Região Norte, apenas os estados do Acre, Amapá e Pará obtiveram esse resultado.
O dado significa que mais de 8,4 mil alunos, sendo 6,8 mil da zona urbana e outros 1,6 mil da zona rural, participaram da avaliação do Enem. Entre as ações desenvolvidas pela SEE que garantiram essa presença, está o programa Pré-Enem Legal, com a realização de projetos e aulões nas escolas.
Também foi realizada uma busca ativa por parte do Departamento de Ensino Médio da SEE para garantir que todos os alunos da rede realizassem as provas. Além disso, o oferecimento de transporte para que os alunos da zona rural se deslocassem até às escolas foi fundamental para atingir o percentual.
No primeiro dia de prova, os alunos realizaram a redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, além de responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
Para o secretário de Educação, Aberson Carvalho, o governo do Acre está comprometido em garantir que os alunos da rede estadual tenham a melhor preparação possível para a realização das provas, sobretudo as que ainda serão realizadas no domingo, 10.
“É um compromisso do governador Gladson Cameli que os estudantes da rede pública tenham acesso a materiais de qualidade, promovendo isso com programas inovadores, como o Pré-Enem Legal, que proporciona as ferramentas e o apoio necessários para alcançar o sucesso na prova”, afirmou.
Agência de Notícias do Acre