Um boletim do Portal O Tempo Aqui alerta que o Acre enfrentará, nesta semana, uma combinação de dias ensolarados, umidade relativa do ar extremamente baixa, noites frias e uma intensa fumaça causada pelas queimadas na Bolívia. A previsão do tempo para a região aponta para condições atmosféricas prejudiciais à saúde.
De acordo com o meteorologista Davi Friale, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 20% em algumas áreas, caracterizando estado de alerta. Nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Feijó e regiões próximas, os níveis de umidade devem oscilar entre 15% e 20%, enquanto na maior parte do estado, a média diária estará entre 21% e 30%, colocando a população em estado de atenção. “A intensa incursão de ar frio de origem polar, que começou no último domingo, agrava ainda mais a situação, criando condições péssimas para a saúde humana”, alerta Friale.
Além da baixa umidade, a saúde dos acreanos será impactada pela fumaça das queimadas na Bolívia, que se intensificará nos próximos dias. A fumaça está sendo trazida para o Acre por ventos provenientes do sudeste e permanecerá até a próxima sexta-feira (30), quando os ventos mudarão de direção e passarão a soprar do norte, devolvendo a fumaça para o território boliviano.
A partir de sexta (30) uma intensa massa de ar quente se estabelecerá sobre o Acre e regiões vizinhas, aumentando as chances de quebra de recordes de temperatura. “Podemos esperar que esses números sejam superados com a chegada da nova onda de calor”, destaca Friale.
Foto: Sérgio Vale