Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 13:08

Acre registra 141 casos de câncer de próstata entre 2023 e 2024, mostram dados da saúde

O Acre contabilizou 141 novos diagnósticos de câncer de próstata entre os anos de 2023 e 2024, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Os dados reforçam a importância de campanhas como o Novembro Azul, que promovem o diagnóstico precoce e incentivam os homens a cuidarem da saúde.

De acordo com o levantamento repassado ao ac24horas, 83 novos casos foram registrados em 2023 e, em 2024, já são 58 diagnósticos confirmados. A informação foi detalhada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que explicou que os números incluem pessoas cadastradas, em tratamento ou que já concluíram o acompanhamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) na capital.

Especialistas destacam a importância de exames de rotina, especialmente para homens acima de 50 anos ou com histórico familiar da doença. O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e a avaliação médica são ferramentas essenciais para a detecção precoce, que aumenta consideravelmente as chances de cura.

O mês de novembro é dedicado à conscientização da saúde masculina por meio do movimento Novembro Azul, que surgiu em 2003, na Austrália, e ganhou destaque mundial. A campanha busca alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no mundo. A ação é essencial para combater a segunda maior causa de óbitos masculinos por câncer globalmente, demonstrando sua relevância como uma iniciativa de saúde pública.