O atletismo do Acre fez bonito na disputa do Rondoniense Interclubes Loterias Caixa Sub-18 e Sub-23, no último sábado (15), em Porto Velho (RO). Representado por 18 atletas do Projeto Atletas do Acre (PAA), desenvolvido no município de Bujari, no interior do estado, a delegação acreana conquistou 52 medalhas, sendo 20 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze.
Os atletas são alunos das escolas São João Batista, Nova Vida e João de Deus e treinam sob a coordenação dos professores Wedson Pessoa Coelho e Leandro Pessoa Coelho, responsáveis pelo Projeto Atletas do Acre.
Eles competiram em 14 provas: 10 mil metros, 5 mil metros, 3 mil metros, 1.500 metros, 800 metros rasos, 400 metros rasos, 200 metros, 100 metros, arremesso de peso e martelo, lançamento de disco e dardo, salto triplo e salto em distância.
– O evento foi de grande importância para fechar os dois meses de treinos intensos. Uma ótima maneira para testar o rendimento individual de cada atleta. Os alunos autistas ganharam medalhas disputando na modalidade convencional – diz o professor Leandro Pessoa.

Gustavo da Silva (E) e Vitor Medeiros (D) são autistas e conquistaram seis medalhas na competição — Foto: Arquivo pessoal/Leandro Coelho
Entre os destaques da delegação estão Gustavo da Silva de Sousa e Vitor da Rocha Medeiros, que são autistas e conquistaram seis medalhas. Gustavo da Silva obteve quatro medalhas, duas de prata e duas de bronze, e Vitor da Rocha faturou dois bronzes.
A participação da equipe acreana na competição contou com apoio da Federação Acreana de Atletismo (FACat), Prefeitura de Bujari, Secretaria de Esportes daquele município, parceiros e patrocinadores.