Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 23:49

Marido raspa cabeça em solidariedade à esposa em tratamento de câncer

Doença é sempre um momento difícil para qualquer pessoa. Mais ainda quando se trata de um diagnóstico de um câncer, que, apesar dos avanços nos tratamentos, assusta, remete ao medo e a incerteza sobre o futuro.

É o que tem acontecido na família de Celene Maia, diretora de Gerenciamento de Unidades Próprias da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que foi diagnosticada em setembro deste ano com um câncer de mama.

Como parte do tratamento, Celene já está no segundo ciclo de quimioterapia e uma das consequências é a queda do cabelo, um momento difícil para todas as mulheres que passam pelo processo.

É um momento em que a solidariedade e o carinho de quem cerca a paciente são extremamente importantes para que a doença não atinja ainda mais o emocional. Afinal, é um consenso entre a própria medicina que o otimismo, mesmo não sendo suficiente para alcançar a cura, é imprescindível para lidar com doenças graves.

Foi o que aconteceu com Celene, que foi surpreendida com uma atitude do marido, o servidor público federal Epaminondas Maia. Para mostrar o apoio e a solidariedade no momento difícil que passa a esposa, Epaminondas decidiu raspar a cabeça e ficou completamente careca.

“Foi um gesto singelo de solidariedade e amor, ante uma doença tão grave e estigmatizante, mas que hoje tem cura total, e aqui na minha casa que a gente confia plenamente em Deus, em primeiro lugar e depois no avanço da medicina e da ciência”, disse ao ac24horas.

A atitude representa um importante passo para o tratamento com o que se chama rede de apoio de quem enfrenta a doença. Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia que fez uma pesquisa onde cerca de 70% dos homens abandonam suas companheiras após um diagnóstico de câncer.