Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 12:04

Com início do período chuvoso, Acre deve intensificar ações de combate à dengue

O Acre vai iniciar o período chuvoso neste próximo mês de novembro. Com isso, ao contrário dos demais estados brasileiros que não estão na Região Norte, a arboviroses, principalmente a dengue, se tornam preocupações.

Exatamente por conta dessa diferença entre os ciclos da doença durante o ano foi que em setembro, o Governo Federal lançou o Plano de Ação para redução da dengue. O documento foi construído de forma tripartite e com a participação de pesquisadores e de profissionais de saúde que atuam na ponta, em contato direto com as comunidades e que conhecem de perto os desafios em cada região do país, com atenção às regiões de maior vulnerabilidade social.

O objetivo do plano é agir preventivamente, envolvendo sociedade civil e poder público, para reduzir potencialmente os focos de proliferação dos vetores e para ampliar o acesso dos casos suspeitos à assistência médica em tempo hábil, minimizando o risco de evolução para formas graves da doença.

Um exemplo da necessidade do anúncio de medidas para combater a doença, principalmente o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde nos municípios, ocorreu este ano, quando nos primeiros meses houve um aumento de 359,7% dos casos. O Acre registrou mais de 4,3 mil casos ao longo deste ano.

Além de intensificar as campanhas de conscientização para que a população tome as providências já conhecidas de eliminar qualquer objeto que possa acumular água que permita a proliferação do mosquito transmissor da doença, a vacinação de criança e adolescentes entre 10 a 14 anos é apontada como uma estratégia eficiente para diminuir os riscos de casos graves de dengue.