Visando celebrar o protagonismo do abacaxi na economia da região, deu início nesta quinta-feira (10), em Tarauacá, a 11ª edição do Festival do Abacaxi e Agricultura Familiar. Realizado pela Prefeitura de Tarauacá e pelo Governo do Estado, com o apoio do Sebrae no Acre, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri/AC), da Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/AC) e demais instituições, o evento acontece até 13 de outubro e conta com uma programação recheada de shows, concursos e atividades culturais.
Através do festival, o Sebrae visa fomentar a economia local, auxiliando os produtores e instigando a valorização da produção de abacaxi, alimento essencial para o desenvolvimento da cidade de Tarauacá.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae, Laiz Mappes, a instituição foi pioneira no incentivo à produção da fruta, resultando em um salto de 1 para 25 produtores no município, sendo este evento uma maneira de apresentar esses resultados e a sua importância para o comércio da região. “Esse é um festival que vem acontecendo todos os anos, no qual, hoje, já contabilizamos mais de 3 mil abacaxis comercializados em cada evento, mostrando também a força de trabalho desses empreendedores e do Sebrae, em parceria com a Seagri e a Emater, em auxiliar os 25 produtores da fruta”, explica Mappes.
A gestora afirma ainda que a instituição tem um planejamento destinado a produção do abacaxi no município. “Hoje, o abacaxi de Tarauacá é considerado um dos maiores do mundo, sendo muito utilizado dentro do município como um fator para o turismo. Por isso, o Sebrae pretende trabalhar um registro e desenvolver um produto derivado dessa fruta”, destaca.
O XI Festival do Abacaxi conta com shows locais, apresentações indígenas, concurso de gastronomia e Garoto e Garota Abacaxi 2024.